domingo, 17 de outubro de 2010

Características de um psicopata

Você conhece algum psicopata? Pense bem antes de responder que não. Quando ouvimos essa palavra, logo pensamos em criminosos violentos, serial killers, como vemos na TV e no cinema. Mas a verdade é que nem todos eles são assim. Psicopatia é o termo mais popular para nos referirmos à sociopatia, distúrbio que se caracteriza pela falta de consciência e que é bem mais comum do que imaginamos, atingindo uma em cada 25 pessoas. Entre seus principais "sintomas" estão: incapacidade de adequação às normas sociais; falta de sinceridade e tendência à manipulação; impulsividade; irresponsabilidade persistente e ausência de remorso.

Para atingir seus objetivos, o psicopata é capaz de mentir, roubar, manipular e até matar sem sentir culpa alguma. Talvez seja um marido agressivo, um pai que maltrata os filhos ou um chefe que humilha os funcionários. Embora saibam o que é certo ou errado, os sociopatas simplesmente não se importam com isso. Conhecem as regras da sociedade e entendem como nós, pessoas com consciência, agimos e pensamos - e lançam mão disso para nos manipular e circular despercebidos em nosso meio.



1. - Encanto superficial e manipulação                                                    

Nem todos psicopatas são encantadores, mas é expressivo o grupo deles que utilizam o encanto pessoal e, conseqüentemente capacidade de manipulação de pessoas, como meio de sobrevivência social.

Através do encanto superficial o psicopata acaba coisificando as pessoas, ele as usa e quando não o servem mais, descarta-as, tal como uma coisa ou uma ferramenta usada. Talvez seja esse processo de coisificação a chave para compreendermos a absoluta falta de sentimentos do psicopata para com seus semelhantes ou para com os sentimentos de seu semelhante. Transformando seu semelhante numa coisa, ela deixa de ser seu semelhante.

O encanto, a sedução e a manipulação são fenômenos que se sucedem no psicopata. Partindo do princípio de que não se pode manipular alguém que não se deixe manipular, só será possível manipular alguém se esse alguém foi antes seduzido.

2. - Mentiras sistemáticas e Comportamento fantasioso.

Embora qualquer pessoa possa mentir, temos de distinguir a mentira banal da mentira psicopática. O psicopata utiliza a mentira como uma ferramenta de trabalho. Normalmente está tão treinado e habilitado a mentir que é difícil captar quando mente. Ele mente olhando nos olhos e com atitude completamente neutra e relaxada.

O psicopata não mente circunstancialmente ou esporadicamente para conseguir safar-se de alguma situação. Ele sabe que está mentindo, não se importa, não tem vergonha ou arrependimento, nem sequer sente desprazer quando mente. E mente, muitas vezes, sem nenhuma justificativa ou motivo.

Normalmente o psicopata diz o que convém e o que se espera para aquela circunstância. Ele pode mentir com a palavra ou com o corpo, quando simula e teatraliza situações vantajosas para ele, podendo fazer-se arrependido, ofendido, magoado, simulando tentativas de suicídio, etc.

É comum que o psicopata priorize algumas fantasias sobre circunstâncias reais. Isso porque sua personalidade é narcisística, quer ser admirado, quer ser o mais rico, mais bonito, melhor vestido. Assim, ele tenta adaptar a realidade à sua imaginação, à seu personagem do momento, de acordo com a circunstância e com sua personalidade é narcisística. Esse indivíduo pode converter-se no personagem que sua imaginação cria como adequada para atuar no meio com sucesso, propondo a todos a sensação de que estão, de fato, em frente a um personagem verdadeiro.

3. - Ausência de Sentimentos Afetuosos


Os psicopatas são portadores de grande insensibilidade moral, faltando-lhes totalmente juízo e consciência morais, bem como noção de ética.

4. - Amoralidade

 Dificilmente ou nunca o psicopata aceita os benefícios da reeducação, da advertência e da correção. Podem dissimular, como dissemos, durante algum tempo seu caráter torpe e anti-social, entretanto, na primeira oportunidade voltam à tona com as falcatruas de praxe.

5. - Impulsividade                

Já nos primeiros contatos sociais o psicopata, desde criança, manifiesta uma certa crueldade e tendência a atividades delituosas. A adaptação social também fica comprometida, tendo em vista a tendência acentuada do psicopata ao egocentrismo e egoísmo, características estas percebidas pelos demais e responsável pelas dificuldades de sociabilidade.




6. - Incorregibilidade

Desde criança se observa, no psicopata, um acentuado desapego aos sentimentos e um caráter dissimulado. Essa pessoa não manifesta nenhuma inclinação ou sensibilidade por nada e mantém-se normalmente indiferente aos sentimentos alheios.
Os laços sentimentais habituais entre familiares não existem nos psicopatas. Além disso, eles têm grande dificuldade para entender os sentimentos dos outros mas, havendo interesse próprio, podem dissimular esses sentimentos socialmente desejáveis. Na realidade são pessoas extremamente frias, do ponto de vista emocional



7. - Falta de Adaptação Social

Também por debilidade do Superego e por insensibilidade moral, o psicopata não tem freios eficientes à sua impulsividade. A ausência de sentimentos éticos e altruístas, unidos à falta de sentimentos morais, impulsiona o psicopata a cometer brutalidades, crueldades e crimes.

Essa impulsividade reflete também um baixo limiar de tolerância às frustrações, refletindo-se na desproporção entre os estímulos e as respostas, ou seja, respondendo de forma exagerada diante de estímulos mínimos e triviais. Por outro lado, os defeitos de caráter costumam fazer com que o psicopata demonstre uma absoluta falta de reação frente a estímulos importantes.



Como saber se você está convivendo com um?

Somente um especialista em mentes pode solucionar este caso, que no caso é o psicólogo ou o psiquiatra. Mas a questão é que até para os profissionais mais inteirados no assunto há uma dificuldade para distinguir tais indivíduos, tamanha a capacidade que eles tem de iludir as pessoas. Na verdade, o psicopata não é nenhum doente mental, muito pelo contrário, ele se caracteriza por ser uma pessoa extremamente inteligente, calculista, fria, meticulosa, sabe agir na hora certa e causar um estrago na vida das pessoas sem necesariamente cometer um crime. A maioria deles não chega a cometer uma crime, porém, conseguer arrasar as pessoas psicológicamente, fisicamente ou financeiramente, provocando muito sofrimento. Portanto, mesmo que seja difícil saber quem é um psicopata, aqui vai uma dica: ele pode se fazer de vítima para arrancar alguma coisa de você, pode não demonstrar sentimentos com situações tristes e ou assustadoras, maltratar animais, crianças e ou idosos, demonstrar pouca capacidade para lidar com frustração, enfim, ser uma pessoa desprovida de sentimentos, que só pensa no seu bem estar e usa os outros. Para saber mais, leia o livro Mentes Perigosas, da psiquiatra Dra. Ana Beatriz Barbosa.

Lobos em pele de cordeiros

Há muitos psicopatas no mercado assumindo a função de chefia e sendo bem-sucedidos.Essa constatação veio de uma pesquisa divulgada, durante um encontro no Fórum EuroScience, em Estocolmo.Os dados mostram que nem todos os psicopatas são assassinos ou violentos." Eles têm a tendência a serem encantadores, possuem uma grande auto-estima, gostam muito de dinheiro, sexo e poder.Têm uma excelente capacidade de se expressar e conseguem manipular. Enquanto um psicopata não terá nenhum escrúpulo em fechar uma fábrica, um verdadeiro dirigente pode se sentir mal em demitir todo mundo", justifica o médico americano, Paul Babiak.Segundo ele, existem psicopatas em todas as profissões. " Os psicopatas podem contar uma bela história, mas são incapazes de fazer o trabalho cotidiano.
Sugam o sangue dos outros".



Fonte: Psiq/web
A GAZETA

                                  
      

Um comentário:

  1. Tenho um na família, e só li verdades. O sofrimento em lidar com uma pessoa assim é grande, pois é um tipo de ser dissimulado e normalmente não existe solução. A família toda sofre com os atos cometidos, mas o ser parece continua sem remorso. Mente e mente muito mesmo, olhando nos olhos, e o pior disso tudo que é um ser encantador e "normal", pode se misturar e ser bem aceito por qualquer um, sem saber que ele é um psicopata.

    ResponderExcluir