segunda-feira, 4 de julho de 2011

Quando se trata de Amizade!!!

Responda rápido: quantos amigos no Facebook? E no Orkut? Quantos te seguem pelo Twitter? Puxa, quanta gente! Agora, responda outra pergunta: quantos AMIGOS você tem? Se a resposta for três ou mais, acompanhe este texto.

Pai, mãe, irmão, irmã e outros parentes, não escolhemos. Uns são agraciados com famílias sólidas e bastante unidas, outros, infelizmente, conhecem o inferno em suas vidas dentro da própria casa. Diria que é pura questão de sorte ou azar.

Deixe-me criar aqui uma escala de amizade:

1. Amizade (colega) de elevador: “oi, tudo bem?”, “tudo, e você?”; “acho que chove hoje, hein?”; desculpe, mas isso não é amizade nem aqui nem na China. É o típico caso daquele seu vizinho de apartamento superlegal, mas que um “bom dia” é mais que suficiente. Número aproximado: infinitos.

2. Amizade (colega) de serviço/escola/faculdade/curso: beijinhos, abraços e apertos de mão; muita cordialidade e até alguma liberdade: tudo ilusão! Tomara que não ocorra, mas se um dia for demitido, por exemplo, você se surpreenderá com o silêncio geral dos “grandes amigos”. Número aproximado: infinitos.

3. Amizade (colega) de rede social: tudo é lindo, todos são simpáticos e felizes; vários “te curtem”, mas não sabem se você preferepetit gateau ou papaia com cassis de sobremesa. Número aproximado: 100, 1000 ou 10000 amigos dão na mesma.

4. Amizade (colega) classe C: frequentamos as mesmas rodas, temos os mesmos amigos, mas é “cada um por si, Deus por todos e o diabo que leve o último!”. Amizade comum nas igrejas. Número aproximado: de 10 a 50.

5. Amizade (amiguinho) classe B: há contato frequente, e falamos o que pensamos, não o que sentimos. Esses amigos ajudam em momentos difíceis da vida, mas de maneira pontual. Vão até certo ponto, mas param por aí. Número aproximado: de 5 a 10.

6. Amizade classe A (AMIGO): mostramos o nosso verdadeiro “eu”. Contamos tudo. Tudo mesmo. Número aproximado: 1, 2 ou 3, no máximo, e se houver algum!


Fiz essa distinção para que ninguém confunda colegas com amigos. Amigos são pessoas leais a nós e que estão prontos a se dedicarem uns aos outros, com recursos, tempo e interesse verdadeiro:

    * Recursos: amizade custa. É combustível ou passagem de ônibus a serem gastos nos encontros. Ligações telefônicas. Além da grana para o churrasco ou lanchonete. Pois é, não tem jeito, tire o escorpião do bolso, porque nada é de graça nesse mundo.

    * Tempo: amizade virtual não é a mesma coisa. É preciso contato físico, visual. Amigos se reconhecem pelos trejeitos, manias, olhares e outras coisas mais. Além disso, é importante haver um ciclo de reencontros mútuo.

    * Interesse verdadeiro: esse é o mais difícil. Ouvir, aconselhar, dizer e ouvir umas verdades nem sempre é agradável. É o ônus e, ao mesmo tempo, o grande diferencial de uma amizade de fato.

Muitas pessoas passam por nossas vidas. Umas entram e saem tão rápido que nem percebemos. Outras adquirem importância gigantesca num determinado período, mas somem também. Algumas outras, poucas, fazem diferença para nós. A essas temos que nos agarrar com os dois braços. Não podemos descartá-las por preguiça de reencontrar, por só querer receber e nada oferecer em troca ou por necessidade de ter alguém só para despejar algo. Penso sempre no pequeno príncipe: “és eternamente responsável pelo que cativas”.

Amizade é via de duas mãos. Muitos não conseguem atrair ou reter amigos pelo simples motivo de não quererem oferecer nada em troca. Uma amizade é do tamanho da mutualidade da relação. Se apenas um ligar para dar “parabéns” ou para perguntar “como vão as coisas?”, é questão de tempo para a amizade dissolver-se. Reciprocidade é fundamental.

Ficar sozinho é triste demais. Quem já morou fora ou passou uma temporada distante dos chegados sabe do que estou falando. Somos seres gregários, não fomos feitos para ficar cada um no seu quadrado. Solidão é fardo pesado.

Perfeccionistas não têm amigos. Muitos são exigentes demais consigo próprio e com outros. Não toleram nada, não se doam, nem aceitam os defeitos alheios. Não querem pagar preço algum só para ter amigos. Essas pessoas costumam viver sós, e numa carência…

Jesus e os amigos. No evangelho de João, no capítulo 15, Jesus fala algumas frases interessantes a respeito de amigos, entre elas:

“Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (v.13)

Ele mesmo nos deu grande prova de amizade, quando se entregou por nós com morte de cruz. Isso que é amigo! Em sua posição, poderia muito bem nos tratar de maneira altiva e prepotente, mas, pelo contrário, foi humilde e manso de coração. Um tremendo exemplo de como se relacionar com alguém querido.

E aí, está pronto para dar a vida por algum de seus amigos? Entende agora sobre o que estamos falando quando o assunto é amizade? Não sei você, mas mudei muito minha maneira de encarar e tratar meus amigos de um tempo para cá, tentando resgatar e valorizar pessoas especiais que passam e passaram pela minha estória. Amigos são valiosos. Não deixe ninguém na geladeira; vá hoje mesmo atrás dos seus verdadeiros amigos em qualquer lugar em que estejam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário